Pesquisar este blog

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Entrevista entre Paulino Aloisio Andrade (mestre Popo) e Maria Mutti, 1968.

Maculelê-UMA ENTREVISTA COM MESTRE POPO (
16/12/1968 )

maculele

Maculelê

Aqui está uma entrevista entre Paulino Aloisio Andrade (mestre Popo) e Maria Mutti, 1968. Esta entrevista foi extraído de um livro chamado Maculelê, que foi lançado em 1977. 
Mestre Popó faleceu no dia 16 de setembro de 1969.
Esta entrevista foi realizada pelo Grupo Folclórico Oxalá, de Santo Amaro da Purificação.
Popo:
O que eu me lembro, Maculelê chegou da costa da África pelos escravos que aqui chegaram.
OXALÁ:
Você era  um escravo?

Popo:
Eu? Não. Eu nasci com a minha mãe, que era uma escrava, mas eu nasci livre, eu corri em torno destas terras muito. Eu era um escravo de minha mãe e eu a ajudava com o trabalho na casa  até que ela faleceu.
OXALÁ:
e com Maculelê, quando você começou a sir?
Popo:
Eu estava com um grupo de velhos negros, "Preto Velhos" Escravos do sexo masculino, que foram libertados. Eles não tinham mais a escravidão na época. Eles se reuniam à noite. Lembro-me bem, João Olea, Tia Jo e Zé do Brinquinho. O ano real eu não consigo me lembrar, mas foi depois dos tempos de escravidão, eles eram livres. Mas quem colocar o jogo nas ruas era eu.
OXALÁ:
Como você re-introduzir Maculelê na Bahia e depois todo o Brasil?
Popo:
Os velhos negros tinham morrido há muito tempo, desse grupo fui o único que sobrou. Isso foi porque eu comecei quando eu era muito jovem. Foi por volta de 1944, quando eu era capaz de se reunir com os meus filhos e vizinhos para ensinar o 'Brinquedo' (o jogo). Ensinando esses caras me fez vir para apreciá-la, então eu coloquei uma academia de maculelê na rua Santo Amaro. No dia 2 de fevereiro (o dia tradicional de maculelê), a cada ano Maculelê vai para as ruas de Santo Amaro e dançar na frente da Igreja da Purificação (a igreja) em homenagem ao santo virgem que é a mãe de todos. Depois disso, o resto era simples, as pessoas gostaram e pediu o maculelê na rua, para manter em funcionamento, mesmo quando eles não tinham roupas de treinamento, eles faziam em suas roupas de trabalho de qualquer maneira.
OXALÁ:
Popo, é Maculelê uma dança ou uma luta?
Popo:
Eles estão separados? Maculelê é uma dança e uma luta ao mesmo tempo. Defesa e ataque misturado com ritmo negro. (Esta é a definição Popo muito usado quando se fala sobre o ritmo do Maculelê). Nós cantar e dançar em adoração à Virgem Mãe nossa e desfrutar também prestar homenagem a princesa Isabel, que libertou os negros do cativeiro.
OXALÁ:
De que maneira senhor, você acha que os escravos da época praticaria Maculelê como uma luta?
Popo:
Escondendo-o em uma dança. Se um senhor de escravo aparecesse na senzala durante a noite, eles iriam pensar que aquilo era uma forma dos escravos louvar os deuses de sua terra, e a música africano cantavam não era capaz de ser compreendido.
OXALÁ:
Será que o senhor sabe o que as músicas Maculelê em africano está falando? Eu pergunto porque eu vi o seu grupo cantar em africano ...
Popo:
Eles ganham potência e agilidade na dança, pois quando o dia de sua liberdade chega. Alguns eu ainda sei e ensinar para os outros, mas outras eu não recordo. Nós aqui cantar música de candomblé e caboclo. Nós também temos 'musicas de chegada' e 'saída' que criamos. (Música de chegada e partida). As pessoas aplaudem muito e queremos agradecer-lhes. Vavá, meu filho, foi quem fez a maior parte do nosso grupo de música.
OXALÁ:
quais são os instrumentos originais utilizados na dança?
Popo:
Dois ou três atabaques, eu danço com três, um para o 'toque de repique' e dois para ajudar "Dobrar", um agogô um caxixi ou um ganzá. Agora, os leitores de música precisa ser bom. Eu tenho um atabaque feito de carburet estanho e pele de vaca que fizemos.
OXALÁ:
e as varas? como eles são feitos?
Popo:
As varas são feitas de pedaços de madeira que as pessoas usam para atacar ou defender. Eles são feitos a partir de madeira escolhida durante a noite, lixada e passados ​​através de fogo, uma por vezes. Varias vezes não é mesmo necessário, dependendo do tipo de madeira. Você quer saber o que a madeira vai funcionar? Beriba, Canzi, Pitia, estes são os melhores.
OXALÁ:
Quais são as medidas exatas das varas?
Popo:
Eles são em torno de 50-60cm. Nós sempre deixar um nó na madeira para ter uma boa aderência.
maculele
OXALÁ:
POPO vimos uma apresentação no TCA eo programa disse que era Zezinho de Popo que colocou o facão em maculele exclusivamente para fins de exposição. No seu tempo, que Maculelê usa facões?
Popo:
senhora, o maculelê que eu aprendi com os meus negros antigos, foi o que eu ensinei aos meus alunos, que agora está nas ruas de Santo Amaro. Como você tem visto muitas vezes.
OXALÁ:
Mas este outro grupo disse que era o seu filho, que o ensinou a eles. E o seu filho é uma continuação do seu trabalho.
Popo:
Este é o engano do zezinho, ha! ha! ha!, se os escravos tinham facões nas mãos para treinar maculelê, nesse momento eles teriam treinado sobre as cabeças de seus captores! ha! ha! ha! este é o engano de que o menino, que está dançando  em Salvador para todas essas pessoas ricas.
OXALÁ: 
O Sr.  tem alguma coisa que  gostaria de dizer antes de terminarmos esta entrevista? Nós gostaríamos de falar mais com o senhor, mas eu sinto que você está cansado e que será capaz de talvez falar outro dia.
Popo:
Não diga nada, eu estou querendo ver o seu grupo de dança. Eu sei que no momento eu não vi mulheres dançando maculelê, depois de ver 'finada agogô' Eu não vi ninguém dança mais bonita do que ela.
O grupo folclórico OXALÁ que tinha conhecido na rua da Linha, na frente de sua casa, foi o mesmo lugar onde ele se reuniu pela primeira vez, seus filhos para ensinar a dança. Nós dançamos como nunca tivemos para o melhor que podia, e do velho mestre Popo que aplaudiu, estava cheio de emoção que afetou todo mundo lá.(O grupo OXALÁ de Santo Amaro, foi o primeiro grupo de maculelê após o grupo tradicional de Santo Amaro).
Quando Popó falou sobre o que ele estava sentindo no momento em que ele disse:
Você tem me levado de volta a 1944 ou 46, não me lembro o ano exatamente, mas você me fez lembrar de Paulina e da finada agogô. Mas eu vou pegar minha filha Raimunda, que é uma garota como você, dançar neste belo grupo. Eu também tenho Jaiminho meu neto que toca os instrumentos muito bem, ele vai lhe dar tudo que você precisa saber para a orquestra. Se meu filho Vavá está sempre por perto, eu quero que você encontrá-lo, você pode confiar nele, ele é um cara bom. Depois de um macaco mordeu-me, meu pé inchou e agora estou sem uma boa perna.
Popó terminou a entrevista brincando com sua mulher, que dança maculele muito bem, e ainda vive em Santo Amaro da Purificação, com seus filhos: Vavá de Popo, Raimunda e Vivi de Popo. (Zezinho por muitos anos viveu em Salvador).
Maria Mutti 
16/12/1968 
Santo Amaro-Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário