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sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

A RELAÇÃO DO FREVO COM A CAPOEIRA





O Diário de Pernambuco, em sua edição de 5 de maio de 1860, chama a atenção da polícia para os bandos de capoeiras que acompanhavam os desfiles das bandas de música. O mesmo jornal, em 15 de dezembro de 1864, transcreve ofício enviado pelo coronel comandante das armas, no qual se lia:
"Pelo reprovado costume adotado pelos escravos nesta cidade, de acompanharem as músicas militares, dando a uma ou a outra vivas e morras, apareceram desagradáveis conflitos e isto há muito. Ontem, o partidista de uma dessas músicas - Melquíades - preto, escravo, deu, no meio dos gritos de um e outro lado, uma facada no pardo, também escravo Elias, dizendo-se ser o ofensor partidista de uma das músicas e ofensor de outra."
 O capoeira teria dado origem à coreografia do frevo - o passo -, enquanto a fusão do dobrado com a polca-marcha viriam a ser o embrião da música - o frevo - que, por sua vez, já nasceu com letra, a exemplo do dobrado Banha Cheirosa.





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