Estamos fazendo uma mobilização para a criação do 1º disco dos capoeiristas que fazem parte do Centro Cultural Corpo Livre, para tanto, vamos coletar os trabalhos dos letristas Corpo Livre para uma possível utilização neste projeto ou em posteriores. O projeto é Coordenado pelo Mestrando Feijão e supervisionado pelo Mestre Robson.

O Grupo de Capoeira Corpo Livre foi criado por Mestre Robson Fora do Ar 26/04/1983, transformado em 2004 no Centro Cultural Corpo Livre - CCCL, em Natal/RN, com duração indeterminada e número ilimitado de sócios, registrado no ministério da fazenda sob o CNPJ: 06.949.956/0001-10 com caráter filantrópico e assistencial, sem fins econômicos. Tendo por objetivos difundir e preservar os aspectos culturais, científicos e sociais que envolvem a Capoeira, seus professores, mestres e simpatizantes.
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terça-feira, 28 de maio de 2019
quarta-feira, 22 de maio de 2019
segunda-feira, 19 de novembro de 2018
quarta-feira, 7 de fevereiro de 2018
quarta-feira, 25 de outubro de 2017
Corpo Livre é ouro no Jerns 2017
Pedro capoeira Corpo Livre ganha ouro no Jerns 2017

Pedro (esquerda) e seu tutor, Mestrando Caroço.
Também fez bonito no evento Preguiça Corpo Livre, demonstrando com grande destreza tudo que aprendeu com o seu professor, Mestrando Caroço ( Preguiça de de corda laranja).
O evento aconteceu nos dias 21 e 22 de outubro de 2017 nas instalação do Caic da Cidade da Esperança, Natal/RN. Ele contou com a participação de familiares conforme fotos a seguir.
segunda-feira, 23 de outubro de 2017
sexta-feira, 20 de outubro de 2017
Convite para confraternização de Fim de Ano Corpo Livre - dias 09 e 10 de dezembro
Centro Cultural Corpo Livre convida os seus camaradas para a confraternização de fim de ano.
Local: Granja do Mestre Magão.
Dias: 09 e 10 de dezembro de 2017.
Contribuição de cada participante: 15 reais (menores de 6
anos não pagam).
Obs.: o valor da contribuição será para comprar alimentos
destinados ao café, almoço e jantar, não incluso bebidas alcoólicas.
Atividades previstas para o dia 09:
10:00 h – recepção dos participantes;
12:00 h – Feijoada e papoeira com os Mestres;
15:00 h – Aula de movimentos e musicalidade;
19:00 h – Janta;
21:00 h – Fogueira ancestral, roda de confraternização e
papoeira.
Atividades previstas para o dia 10:
08:00 h – Café da manhã;
12:00 h – Almoço dos camaradas;
14:00 h – Partida para participar da Roda da Paz na Praia de
Ponta Negra (opcional).
terça-feira, 10 de outubro de 2017
A importância dos Orixás nas profissões
Para os yorubás, os Òrìsà's (Orixás) determinam as nossas características e temperamentos pessoais. Cada Òrìsà domina um conjunto de forças naturais que nos influenciam nas situações do cotidiano. Ao escolhermos uma roupa, um acessório pessoal ou algo para nossa casa manifestamos, por vezes inconsciente, a ligação com o nosso Òrìsà.
Na escolha de uma profissão também somos influenciados pelas nossas características ligadas aos Òrìsà's.
Abaixo estão enumeradas as profissões relacionadas com o Àse (força, energia) de cada Òrìsà:
ÈSÙ - EXU é o Orixá da comunicação. Atividades ligadas à palavra escrita e falada, conhecimento, ensino, comunicação, palestras e seminários, jornalismo, informação, literatura, editoração, publicidade, marketing, multimídia, rádio e tv, locução, turismo, eventos e relações públicas.
ÒGÚN – OGUM é o Senhor de todos os metais. Atividades ligadas à medicina (cirurgia - o bisturi pertence a Ogum), comando, polícia, militarismo, gestão estratégica, defesa, máquinas, mecânica, metalurgia, mineração, soldagem, segurança no trânsito, engenharia, aviação civil, indústria, esportes, artes marciais, lutas em geral e transportes.
ÒSÓÒSÍ – OXOSSI é o Senhor da caça. Atividades ligadas à alimentação, nutrição e culinária; questões relacionadas à casa, moradia, propriedades, arquitetura, construção, cenografia, história, cargos públicos, política, assessoria, enfermagem, medicina, agronegócios e veterinária.
LÓGUN ÈDE - LOGUM EDÉ é o Senhor dos encantos. Profissões como atores, cantores, músicos; atividades ligadas à joalheria, moda, beleza, estética, lazer, entretenimento com crianças, conservação e restauração e artes de um modo geral.
ÒSÁNYÌN – OSSAIM é Senhor dos segredos das folhas. Profissões como cientistas, pesquisadores, farmacêuticos, hematologistas, químicos e biólogos; atividades ligadas à jardinagem, paisagismo, agroecologia, natureza, agricultura, plantas e animais.
ÒSÙMÀRÈ – OXUMARÊ é o Senhor da sensibilidade. Atividades ligadas à pintura, objetos de arte, joias, decoração, esculturas, artes plásticas, roteiro de cinema e televisão, vitrinista, design de interiores, coreografia e empreendedorismo.
OMOLU, OBALÚWÁIYÉ são Orixás que favorecem a cura e estão associados à terra. Atividades ligadas à saúde, higiene, nutrição, enfermagem, dermatologia, administração de hospitais, serviço de saúde, odontologia, medicina veterinária, reumatologia, fisioterapia, laboratórios, farmácias, ortopedia, geografia, geologia, petróleo e gás, zootecnia.
NÀNÁ – NANÃ é a grande sábia. Atividades ligadas ao ensino, pedagogia, administração, psiquiatria, psicologia, museologia, antropologia, filosofia, história, arqueologia e sociologia.
YEMOJÁ – YEMANJÁ é a grande mãe. Atividades como assistência social, psicanálise, fonoaudiologia, letras, religião, massagem, assuntos marítimos, neurologia, oceanologia e gestão pública.
ÒSUN – OXUM é a Senhora da beleza. Atividades ligadas às artes em geral, beleza, maquiagem, estética, design, arquitetura e decoração, moda, joias, adornos, cosméticos, atividades domésticas, artesanato, belas artes, canto, perfumaria, gastronomia e sommelier.
YÁNSÀN - YANSÃ é a audaz administradora. Atividades ligadas à administração, matemática, comércio, economia internacional, advocacia, bibliotecas e arquivos, análise de sistemas, militarismo, consertos e oficinas, biblioteconomia, arquivologia, modelo fotográfico, análise de gráficos e tesouraria.
SÀNGÓ – XANGÔ é o monarca dos Orixás. Atividades ligadas à administração, chefia, comando, advocacia, governo, direção, hotelaria, contabilidade, comércio internacional e tudo ligado ao dinheiro, justiça e a economia.
IYEWA - EUÁ é a senhora da visão. Profissões como web designer, fotógrafo, desenhista, oftalmologista, oculista, e atividades ligadas ao teatro, show business, música e secretariado.
OBÀ – OBÁ é a dominadora. Atividades ligadas à educação, politica, administração pública, serviços sociais, trabalho humanitário, associações, sindicatos e entidades.
ÒSÀGIYÁN – OXAGUIAN é o jovem guerreiro. Atividades ligadas à tecnologia, eletricidade, informática, telecomunicação, ciência, arquitetura, invenção, vanguarda e inovação; atividades intelectuais e criativas, literatura; trabalho investigativo, controle de obras, segurança do trabalho e urbanismo.
ÒSÀLÁ - OXALÁ é o grande Pai. Profissões como teólogos, filósofos, diplomatas, projetistas, orientadores, negociadores, conciliadores conjugais, pediatras, cientistas, físicos, pedagogos, tradutores e atividades ligadas à religião.
Axé!
Por: Pai Paulo de Oxalá em
Fonte: https://extra.globo.com/noticias/religiao-e-fe/pai-paulo-de-oxala/a-importancia-dos-orixas-nas-profissoes-14111874.html
sexta-feira, 29 de setembro de 2017
Dicas Corpo Livre
Registros em vídeos históricos para nossa arte!
Capoeira Mestre Onça Tigre - Doutor Milton Freire de Carvalho
Em 05 de junho de 1998, Bom Menino e Lua Bonita se encontram com Milton Freire de Carvalho, o Mestre Onça Tigre. Taguatinga, Distrito Federal.
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=CSwblNwvR_s
Encontro de amigos com os Mestres Onça Tigre, Bamberg, Pombo de Ouro, Paulão, Dom Ivan, Polêmico, Pesado, Squisyto e Marinheiro.
Em 12 de fevereiro de 2000, encontro de Mestres Onça Tigre, Bamberg, Pombo de Ouro, Paulão, Dom Ivan, Polêmico, Pesado, Squisyto e Marinheiro.
Fonte: https://www.youtube.com/watch?v=IVNIt_m_Cwo
quarta-feira, 20 de setembro de 2017
II ECO CAPOEIRA SEM LIMITES
Foi realizado nos dias 02 e 03 de setembro de 2017 o II Eco Capoeira Sem Limites, evento realizado nas serras paraibanas e conta com a organização do Centro Cultural Corpo Livre (CCCL), unidades RN e PB. Todas as atividades foram supervisionadas pelo Mestre Robson Fora do Ar, tendo apoio do Mestre Magão, Mestrando Camaleão e dos contramestres Radamés e Raposa. O II Eco faz parte do calendário de eventos do CCCL, proporcionando aos capoeiristas Corpo Livre e amigos do grupo uma verdadeira vivências às diversidades proporcionadas pela caatinga nordestina. Veja a seguir um pouco do que foi o nosso evento!
sexta-feira, 21 de julho de 2017
Venha fazer parte! Minuta para elaboração do Estatuto do ADCCCL.
MINUTA - ESTATUTO
DA ASSOCIAÇÃO DESPORTIVA E CULTURAL CAPOEIRA CORPO LIVRE (ADCCCL)
Capítulo I
DA DENOMINAÇÃO, NATUREZA, SEDE, FINS E
DURAÇÃO
Art. 1º A Associação Desportiva e Cultural Capoeira Corpo
Livre (ADCCCL) é pessoa jurídica de direito privado, constituída na forma de
sociedade civil de fins não lucrativos, com autonomia administrativa e
financeira, regendo-se pelo presente Estatuto e pela legislação que lhe for
aplicável.
Art.2º A Associação tem sede
e foro na Cidade de Natal, Estado do Rio Grande do Norte, na Avenida Senador
Salgado Filho nº 1559, no Bairro Tirol.
Art. 3º A Associação tem por
finalidade prestar apoio e orientação a atividades exercidas por praticantes da
capoeira do grupo Corpo Livre, o que consistirá principalmente em:
I
– fomentar ajuda financeira para professores exercerem suas atividades de
ensino na capoeira;
II
- prestar ajuda de transporte, estada, intercâmbio, e outras ações que possam facilitar
ações relacionados aos eventos, projetos e outras atividades da Capoeira Corpo
Livre;
III
- difundir o ensino, o estudo, a pesquisa e a prática da capoeira e de
atividades congêneres;
IV
- promover pesquisas, publicações, eventos, articulações e intercâmbios de
capoeira;
V
- postular a adoção de medidas legais de resgate seletivo das tradições populares,
de proteção e de preservação da capoeira Corpo Livre assim como dos bens
culturais brasileiros.
§ Único – O Grupo não tem finalidades
religiosas, comerciais, filantrópicas, político-partidárias ou étnico-raciais.
Art. 4º Na consecução de tais objetivos ADCCCL
poderá efetivar trabalhos de atendimento, ensino pesquisa e publicações, bem
como participar na formação de pessoal técnico relacionados com seus fins.
Art. 5º A fim de cumprir suas finalidades, a
Associação se organizará em tantas unidades de prestação de serviços,
denominados departamentos, quantos se fizerem necessários, os quais se regerão
por regimentos internos específicos.
Art. 6º A Associação poderá firmar convênios ou
contratos e articular-se, pela forma conveniente, com órgão ou entidades,
públicas ou privadas.
Art.
7º O prazo de duração é indeterminado.
Capítulo II
DO
PATRIMÔNIO, SUA CONSTITUIÇÃO E UTILIZAÇÃO
Art.
8º O patrimônio da ADCCCL será composto de :
a) dotações ou subvenções
eventuais, diretamente da União, dos Estados e Municípios ou através de órgãos
Públicos da Administração direta e indireta;
b) auxílios, contribuições e
subvenções de entidades públicas e privadas, nacionais ou estrangeiras;
c) doações ou legados;
d) produtos de operações de
crédito, internas ou externas, para financiamento de suas atividades;
e) rendimentos decorrentes
de títulos, ações ou papéis financeiros de sua propriedade;
f) rendas em seu favor constituídas por
terceiros;
g) rendimentos decorrentes
de títulos ações ou papéis financeiros de sua propriedade;
h) usufruto que lhes forem conferidos;
i) juros
bancários e outras receitas de capital;
j) valores recebidos de terceiros
em pagamento de serviços ou produtos;
k)
contribuição de seus associados.
Parágrafo único. As rendas da Associação
somente poderão ser realizados para a manutenção de seus objetivos.
Capítulo III
DA ADMINISTRAÇÃO
Art. 9º A Associação tem
como órgãos deliberativos e administrativos a Assembléia Geral, A Diretoria e o
Conselho Fiscal.
Art.
10. A Assembléia Geral, órgão soberano da entidade, será constituída por todos
os sócios em pleno gozo de seus direitos estatutários.
Art.
11. São atribuições da Assembléia Geral:
I
- eleger os membros da Diretoria e do Conselho Fiscal e seus respectivos
suplentes;
II
- elaborar e aprovar o Regimento Interno da ADCCCL;
III
- deliberar sobre o orçamento anual e sobre o programa de trabalho elaborado
pela Diretoria, ouvido previamente quanto àquele, o Conselho Fiscal;
IV
- examinar o relatório da Diretoria e deliberar sobre o balanço e as contas,
após parecer do Conselho Fiscal;
V
- deliberar sobre a conveniência de aquisição, alienação ou oneração de bens
pertencentes à Associação;
VI
- decidir sobre a reforma do presente Estatuto;
VII
- deliberar sobre proposta de absorção ou incorporação de outras entidades à
Associação;
VIII
- autorizar a celebração de convênios e acordos com entidades públicas ou
privadas;
IX
- decidir sobre a extinção da Associação e o destino do patrimônio.
Art. 12. A Assembléia Geral
se reunirá ordinariamente na primeira quinzena de janeiro de cada ano, quando
convocada pelo seu presidente, por seu substituto legal ou ainda por no mínimo
1/3 de seus membros, para:
a) tomar conhecimento da
dotação orçamentária e planejamento de atividades para a Associação;
b) deliberar
sobre o relatório apresentado pela Diretoria sobre as atividades referentes ao
exercício social encerrado.
Art. 13. A Assembléia Geral
se reunirá extraordinariamente quando convocada:
I - por seu Presidente;
II - pela Diretoria;
III - pelo Conselho Fiscal;
IV - por
1/3 de seus membros.
Art. 14. A convocação das reuniões
ordinárias ou extraordinárias será feita mediante edital, com pauta dos
assuntos a serem tratados, a ser fixado na sede da entidade, com antecedência
mínima de oito (8) dias e correspondência pessoal contra recibo aos integrantes
dos órgãos de administração da Associação.
§ 1º As reuniões ordinárias
instalar-se-ão em primeira convocação, com a presença mínima de dois terços
(2/3) dos integrantes da Assembléia Geral e em segunda convocação, trinta (30)
minutos após, com qualquer número de presentes.
§ 2º As reuniões
extraordinárias instalar-se-ão, em primeira convocação, com 2/3 (dois terços)
dos integrantes da Assembléia Geral e, em segunda convocação, trinta (30)
minutos após, com maioria absoluta dos integrantes do referido órgão.
Art. 15. A Diretoria é
composta de:
I - Presidente;
II - Vice-Presidente;
III - 1º Secretário;
IV - 2º Secretário;
V - 1º Tesoureiro;
VI - 2º
Tesoureiro.
Parágrafo único. O mandado
dos integrantes da Diretoria será de quatro anos, permitida (ou não) a reeleição.
Art. 16. Ocorrendo vaga em
qualquer cargo de titular da Diretoria, caberá ao respectivo suplente
substituí-lo até o fim do período para que foi eleito.
Art. 17. Ocorrendo vaga
entre os integrantes suplentes da Diretoria, a Assembléia Geral se reunirá no
prazo máximo de trinta dias após a vacância , para eleger o novo integrante.
Art. 18. Compete à Diretoria:
I - elaborar e executar o
programa anual de atividades;
II - elaborar e apresentar a
Assembléia Geral o relatório anual e o respectivo demonstrativo de resultados
do exercício findo;
III - elaborar o orçamento
da receita e despesas para o exercício seguinte;
IV - elaborar os regimentos
internos da e de seus departamentos;
V -
entrosar-se com instituições públicas e privadas, tanto no País como no
exterior, para mútua colaboração em atividades de interesse comum
Art. 19. Compete ao
Presidente:
I - representar a Associação
judicial e extrajudicialmente;
II - cumprir e fazer cumprir
este Estatuto e os demais regimentos internos;
III - convocar e presidir as
reuniões da Diretoria;
IV - dirigir e supervisionar
todas as atividades da Associação;
V - assinar
quaisquer documentos relativos às operações ativas da Associação.
Art.20 Compete ao
Vice-Presidente:
I - secretariar as reuniões
das Assembléias Gerais e da Diretoria e redigir atas;
II - cadastrar novos
associados que procurarem a ADCCCL, para fins
de aprendizado ou possível prestação de ajuda;
III -
manter organizada a secretaria, com os respectivos livros e correspondências.
Art. 21 Compete ao 1º
Secretário:
I - secretariar as reuniões
das Assembléias Gerais e da Diretoria e redigir atas;
II - cadastrar novos
associados que procurarem a ADCCCL, para fins
de aprendizado ou possível prestação de ajuda;
III -
manter organizada a secretaria, com os respectivos livros e correspondências.
Art. 22 Compete ao 2º
Secretário colaborar com o 1º Secretário, bem como substituí-lo em suas faltas
e impedimentos.
Art.
23 Compete ao 1º Tesoureiro:
I - arrecadar e contabilizar
as contribuições, rendas, auxílios e donativos efetuados à Associação, mantendo
em dia a escrituração;
II - efetuar os pagamentos
de todas as obrigações da Associação;
III - acompanhar e
supervisionar os trabalhos de contabilidade da Associação, contratados com
profissionais habilitados, cuidando para que todas as obrigações fiscais e trabalhistas sejam devidamente cumpridas em
tempo hábil;
IV - apresentar relatórios
de receitas e despesas, sempre que forem solicitadas;
V - apresentar o relatório
financeiro para ser submetido à Assembléia Geral;
VI - apresentar semestralmente
o balancete de receitas e despesas ao Conselho Fiscal;
VII - publicar anualmente a
demonstração das receitas e despesas realizadas no exercício;
VIII - elaborar, com base no
orçamento realizado no exercício, a proposta orçamentária para o exercício seguinte
a ser submetida à Diretoria, para posterior apreciação da Assembléia Geral;
IX - manter todo o numerário
em estabelecido de crédito;
X - conservar sob sua guarda
e responsabilidade, todos os documentos relativos à tesouraria;
XI -
assinar, em conjunto com o Presidente, todos os cheques emitidos pela
Associação.
Art. 24.
Compete ao 2º Tesoureiro colaborar com o 1º Tesoureiro, bem como substituí-lo
em suas faltas e impedimentos.
Art. 25. O
Conselho Fiscal será constituído por (03) pessoas de reconhecida idoneidade e
seus respectivos suplentes, eleitos pela Assembléia Geral, permitida apenas uma
recondução.
Parágrafo
único. O mandato do Conselho Fiscal será coincidente com o mandato da
Diretoria.
Art. 26.
Ocorrendo vaga em qualquer cargo do titular do Conselho Fiscal, caberá ao
respectivo suplente substituí-lo até o fim do mandato para qual foi eleito.
Art. 27.
Ocorrendo vaga entre os integrantes suplentes do Conselho Fiscal, caberá ao
respectivo suplente substituí-lo até o fim do mandato para o qual foi eleito.
Art. 28.
Compete ao Conselho Fiscal:
I-
examinar os documentos e livros de escrituração da entidade;
II- examinar o balancete semestral apresentado pelo Tesoureiro,
opinando a respeito;
III- apreciar os balanços e inventários que acompanham o
relatório anual da Diretoria;
IV- opinar sobre a aquisição, alienação e oneração de bens
pertencentes à Associação.
Parágrafo único. O Conselho
Fiscal reunir-se-á a cada seis (6) meses e extraordinariamente, sempre que
necessário.
Capítulo IV
DAS DISPOSIÇÕES
GERAIS E TRANSITÓRIAS
Art. 29. Os sócios e
dirigentes da ADCCCL, não respondem solidária
nem subsidiariamente pelas obrigações da Entidade.
Art. 30. A ADCCCL é composta por número ilimitado de sócios,
distribuídos em categorias de fundadores, benfeitores, honorários e
contribuintes.
Parágrafo único. A primeira Assembleia
Geral da ADCCCL, composta por seus fundadores
designará comissão para elaborar regimento que conste para se associar à mesma,
bem como das categorias, deveres e obrigações dos sócios.
Art. 31. A Diretoria e o
Conselho Fiscal elegerão seus presidentes na primeira reunião subsequente à
escolha dos mesmos.
Art. 32. Os cargos dos
órgãos de administração da Associação não são remunerados, seja a que título for, ficando expressamente
vedado por parte de seus integrantes o recebimento de qualquer lucro,
gratificação, bonificação ou vantagem.
Art. 33. Os funcionários que
forem admitidos para prestarem serviços profissionais à Associação serão
regidos pela Consolidação das Leis Trabalhistas.
Art. 34. O quorum de deliberação será de 2/3 (dois
terços) da Assembléia Geral, em reunião extraordinária, para as seguintes
hipóteses:
a) alteração do Estatuto;
b) alienação de bens imóveis e gravação de
ônus reais sobre os mesmos;
c) aprovação de tomada de empréstimos
financeiros de valores superiores a cem (100) salários mínimos;
d) extinção da Associação.
Art. 35. Decidida a extinção
da Associação, seu patrimônio, após satisfeitas as obrigações assumidas, será
incorporado ao de outra Associação congênere, a critério da Assembléia
Geral.
Art. 36. O exercício
financeiro da Associação coincidirá com o ano civil.
Art. 37. O orçamento da ADCCCL será uno, anual e compreenderá todas as
receitas e despesas, compondo-se de estimativa de receita, discriminadas por
dotações e discriminação analíticas das despesas de modo a evidenciar sua
fixação para cada órgão, sub-órgão, projeto ou programa de trabalho.
Art. 38. Os casos omissos
serão resolvidos pela Diretoria e referendados pela Assembléia Geral, ficando
eleito o foro da Comarca de Natal, para sanar possíveis dúvidas.
Natal, 21 de julho de 2017
segunda-feira, 17 de julho de 2017
quinta-feira, 16 de março de 2017
Aula para Corpo Livre + Roda do mês - ano de 2017.
Mestre Robson Fora do Ar convida a toda comunidade Corpo Livre a participar de especialização de capoeira que será realizado durante o ano de 2017. O curso contará com aulas teóricas e práticas uma vez por mês (10 encontros), a quais serão realizadas em espaço apropriado dentro do IFRN Campus Natal-Centra.
segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017
Mestre Saci, pérola negra da Regional.
Publicado em 11 de abr de 2014
Mestre Saci, pérola negra da Capoeira Regional, neste ano completa 50 de dedicação a esta manifestação cultural chamada capoeira.
Em Julho, um dos seus alunos, em Munique, Alemanha, o homenageará com uma belíssima festa.
Em Julho, um dos seus alunos, em Munique, Alemanha, o homenageará com uma belíssima festa.
sexta-feira, 30 de dezembro de 2016
I SEMINÁRIO NUARTE/EAD: CAPOEIRA CORPO LIVRE E IFRN, SALVAGUARDANDO VALORES CULTURAIS!
Assista aqui todo evento que foi transmitido AO VIVO!
Aconteceu no dia 6 de dezembro de 2016, dentro do IFRN Campus Natal-Central (CNAT) o I Seminário NuArte/EaD: Capoeira Corpo Livre e IFRN, salvaguardando valores culturais! O evento, que aconteceu a partir das 19h, no auditório do CNAT, foi voltado para toda a comunidade escolar e contou com uma programação diversificada que inclui desde apresentação de trabalhos, passando por samba de roda, jogo de capoeira até exibição de vídeo, dentre outros momentos.
quinta-feira, 1 de dezembro de 2016
quarta-feira, 28 de setembro de 2016
Visita dos intercambistas do IFRN à dos nossos treinos, no IFRN/CNat
"Viver a língua é isso que quem faz intercâmbio busca mais intensamente. Acredito em aula-passeio, multi e interdisciplinaridade e em abordagem comunicativa, os três esteios teóricos básicos de minhas aulas.
Ontem foi para "vivermos" uma aula de capoeira. Contamos com a boa vontade, profissionalismo e senso de cooperação do grupo "Corpo livre", do mestre Magão, do Breno - Mestrando Anjinho, de Fernando - Mestrando Perninha, Mestre Magão, Ruan Medeiros Medeiros- Vilão, Gessiêda Araújo - Furta Cor, Mariana - Banana, Heloísa França...
O aprendizado começou na própria APRESENTAÇÃO, pois é preciso saber por que os APELIDOS são/eram mais importantes historicamente do que os NOMES para os capoeiristas.
Uma aula que lida com o movimento, quando bem programada por um bom professor, prevê momentos que respeitam o corpo e, portanto, cuida do ALONGAMENTO, da CONSCIÊNCIA CORPORAL, DO SENSO DE ESPAÇO, e, no caso da capoeira, do RITMO, daí a importância das PALMAS. Como foi uma aula de apresentação, contamos com a PACIÊNCIA e os CONHECIMENTOS passados acerca dos INSTRUMENTOS MUSICAIS típicos da capoeira: BERIMBAU/CAXIXI, ATABAQUE e PANDEIRO. Perninha nos explicou os três tipos de berimbau, do som baixo ao floreio. Anjinho falou da importância da batida do atabaque, o coração da dança/música. Quatro PASSOS BÁSICOS foram trabalhados: JINGA, ESQUIVA, GUARDA BAIXA e COCORINHA. Daí a importância de aprender os verbos JINGAR, SE ESQUIVAR, SE BAIXAR para SE GUARDAR, SE PROTEGER. Entender a mistura de culturas presentes na capoeira é essencial para entender um pouco por que é considerada tão brasileira. É uma LUTA? É um JOGO? É uma DANÇA? É uma MÚSICA? É uma BRINCADEIRA? Bem... e se for tudo?
Qual a importância da RODA? E o que é e como se dança um SAMBA DE RODA? E como se dança maculelê? (Estávamos tão envolvidos que nem filmamos. Rsrs).
Observaram que para se começar a jogar, primeiro se faz uma SAUDAÇÃO inicial? Perceberam também a saudação final? Viram a NOÇÃO DE RESPEITO pelo parceiro? Perceberam o CUIDADO COM O OUTRO, com o PARCEIRO jogador?
Ao término da aula, Anjinho agradeceu a presença de todos e falou sobre a importância de ENSINAR e APRENDER como uma via de mão dupla, complementares. Os alunos INTERCAMBISTAS agradeceram através da fala de Zuzu Bartošková, Joel Pitkänen e posteriormente em pequenos grupos vários demonstraram sua satisfação em ter participado. E eu só pude dizer MUITO OBRIGADA a todos os envolvidos que compreendem que o LÚDICO é muito importante para a APRENDIZAGEM, especialmente de uma língua. Meu RECONHECIMENTO e AGRADECIMENTO públicos ao grupo CORPO LIVRE pela aula animada, participativa. Em tempos em que a obesidade se espalha e governos acham que a atividade física não é papel da escola, eu só tenho a dizer VIVA A CAPOEIRA e sua rebeldia! José Arnóbio e todos os professores de Educação Física e de ATIVIDADES CULTURAIS, meu respeito. Ao IFRN Natal Central, para que continuemos lutando por uma escola inclusiva, diversa e onde a formação geral do cidadão seja entendida como formadora de um ser completo, afinal cabeça também é CORPO. Luzimar Silva, Marcelo Camilo, Régia Lopes, Wyllys Farkatt Tabosa, para que lutemos contra a xenofobia sempre. 👏🏽🇧🇷👏🏾
👏👏🏻👏🏼👏🏿🇧🇷 🇨🇱🇺🇸🇫🇷🇲🇽🇵🇱🇫🇮🇩🇪🇧🇪🇩🇰AXÉ para todos os que são de PAZ e, se preciso, de LUTA!!!" Texto da Professora Iaçonara Miranda de Albuquerque, em visita junto de seus alunos intercambistas a um dos treinos do Corpo Livre no IFRN/CNat.
Ontem foi para "vivermos" uma aula de capoeira. Contamos com a boa vontade, profissionalismo e senso de cooperação do grupo "Corpo livre", do mestre Magão, do Breno - Mestrando Anjinho, de Fernando - Mestrando Perninha, Mestre Magão, Ruan Medeiros Medeiros- Vilão, Gessiêda Araújo - Furta Cor, Mariana - Banana, Heloísa França...
O aprendizado começou na própria APRESENTAÇÃO, pois é preciso saber por que os APELIDOS são/eram mais importantes historicamente do que os NOMES para os capoeiristas.
Uma aula que lida com o movimento, quando bem programada por um bom professor, prevê momentos que respeitam o corpo e, portanto, cuida do ALONGAMENTO, da CONSCIÊNCIA CORPORAL, DO SENSO DE ESPAÇO, e, no caso da capoeira, do RITMO, daí a importância das PALMAS. Como foi uma aula de apresentação, contamos com a PACIÊNCIA e os CONHECIMENTOS passados acerca dos INSTRUMENTOS MUSICAIS típicos da capoeira: BERIMBAU/CAXIXI, ATABAQUE e PANDEIRO. Perninha nos explicou os três tipos de berimbau, do som baixo ao floreio. Anjinho falou da importância da batida do atabaque, o coração da dança/música. Quatro PASSOS BÁSICOS foram trabalhados: JINGA, ESQUIVA, GUARDA BAIXA e COCORINHA. Daí a importância de aprender os verbos JINGAR, SE ESQUIVAR, SE BAIXAR para SE GUARDAR, SE PROTEGER. Entender a mistura de culturas presentes na capoeira é essencial para entender um pouco por que é considerada tão brasileira. É uma LUTA? É um JOGO? É uma DANÇA? É uma MÚSICA? É uma BRINCADEIRA? Bem... e se for tudo?
Qual a importância da RODA? E o que é e como se dança um SAMBA DE RODA? E como se dança maculelê? (Estávamos tão envolvidos que nem filmamos. Rsrs).
Observaram que para se começar a jogar, primeiro se faz uma SAUDAÇÃO inicial? Perceberam também a saudação final? Viram a NOÇÃO DE RESPEITO pelo parceiro? Perceberam o CUIDADO COM O OUTRO, com o PARCEIRO jogador?
Ao término da aula, Anjinho agradeceu a presença de todos e falou sobre a importância de ENSINAR e APRENDER como uma via de mão dupla, complementares. Os alunos INTERCAMBISTAS agradeceram através da fala de Zuzu Bartošková, Joel Pitkänen e posteriormente em pequenos grupos vários demonstraram sua satisfação em ter participado. E eu só pude dizer MUITO OBRIGADA a todos os envolvidos que compreendem que o LÚDICO é muito importante para a APRENDIZAGEM, especialmente de uma língua. Meu RECONHECIMENTO e AGRADECIMENTO públicos ao grupo CORPO LIVRE pela aula animada, participativa. Em tempos em que a obesidade se espalha e governos acham que a atividade física não é papel da escola, eu só tenho a dizer VIVA A CAPOEIRA e sua rebeldia! José Arnóbio e todos os professores de Educação Física e de ATIVIDADES CULTURAIS, meu respeito. Ao IFRN Natal Central, para que continuemos lutando por uma escola inclusiva, diversa e onde a formação geral do cidadão seja entendida como formadora de um ser completo, afinal cabeça também é CORPO. Luzimar Silva, Marcelo Camilo, Régia Lopes, Wyllys Farkatt Tabosa, para que lutemos contra a xenofobia sempre. 👏🏽🇧🇷👏🏾

sexta-feira, 9 de setembro de 2016
O lado esotérico da capoeira
A SENDA ESOTÉRICA DA CAPOEIRA
“Dois homens
vestidos de branco estão agachados frente a frente, concentrados no ritmo
cadenciado que o mestre tira do seu berimbau. Ao redor do círculo marcado no
chão – a roda – os demais, também de branco, batem palmas e acompanham em coro
o refrão cantado pelo Mestre. A um sinal deste, os dois homens se benzem e
iniciam seus movimentos circulares, desferindo golpes cujo a violência fica
encoberta pela beleza daquilo que à primeira vista é apenas uma dança.
Na realidade
a capoeira é mais que uma luta ou uma dança, um esporte ou uma manifestação
folclórica. É uma herança místico-cultural de inestimável valor que nos foi
legada pelo negro que veio ao Brasil como escravo, e aqui usou-a para lutar por
sua liberdade. Porém como quase todas manifestações culturais e religiosas do
negro, também a capoeira sofreu, ao longo dos séculos, uma perseguição
sistemática por parte do branco zeloso de sua “cultura” européia.
Por esta
razão chegou até nós uma imagem deturpada, na qual é evidenciado o fato de ter
sido praticada principalmente por marginais (criados pela própria sociedade que
libertou o negro sem, no entanto, dar-lhes oportunidades dignas de
sobrevivência). Mas o seu maior prejuízo foi a perda do caráter
místico-filosófico, que só agora estamos tentando redescobrir e transmitir.
Para se
compreender o sentido místico-filosófico da capoeira, talvez seja interessante
compará-la com as artes marciais orientais, que desde tempos imemoriais são
usadas para auxiliar o homem a transcender seus limites físico-mentais a níveis
quase utópicos da nossa compreensão (vide planeta nº 94).
Para que o
jogo da capoeira se desenvolva, dois elementos são indispensáveis: o ritmo
vibrante e cadenciado do berimbau e a roda – espécie de arena onde o jogo se
desenvolve. Na realidade, o jogo da capoeira é a representação da eterna luta
pela harmonia do universo, a eterna luta das energias positivas e negativas das
quais todas as coisas e seres são feitos. Na capoeira o jogo desenvolve-se
dentro da roda traçada no chão, e é interessante lembrar que em todas culturas
arcaicas, o círculo foi símbolo do universo, por não ter início nem fim. Os
golpes desferidos são sempre circulares e em sequência ininterrupta,
simbolizando o eterno movimento de suas forças integrantes e antagônicas.
Ao contrário
das artes orientais, aqui não se bloqueia ou impede-se a finalização do golpe
adversário. O contragolpe só é desferido quando o adversário terminou, naquela
fração ínfima de tempo em que este está desequilibrado. Como todos os
movimentos são circulares, na realidade o contragolpe vem “preencher o vácuo”
deixado pelo golpe, do mesmo modo que as energias do universo não se destroem,
apenas combinam-se sem que haja perdas de carga; há apenas perda do espaço
ocupado por uma em detrimento da outra, num movimento constante e harmônico.
Mas o
principal elemento de transcendência mental é o berimbau – o primeiro e mais
importantes dos mestres. É o seu ritmo que harmoniza o corpo, é a sua vibração
que eleva a mente do capoeirista. Pode-se afirmar que o ritmo do berimbau,
auxiliado por pandeiro, atabaque, palmas e canto constitui-se verdadeiro
mantra, que à semelhança deste eleva os capoeiristas a níveis mais elevados de
consciência permitindo que seu corpo e sua mente realizem verdadeiros prodígios
em termos de reflexos, velocidade, equilíbrio e flexibilidade.
Artur Arpad Szabo – diretor da Associação de Capoeira
Guaiamúns-Nagôas, Rio de Janeiro – RJ
Revista Planeta, nº120, setembro de 1982
quinta-feira, 25 de agosto de 2016
Alunos de escolas públicas do município e do estado podem fazer capoeira gratuitamente no IFRN Campus Natal-Central..
Endereço do IFRN Campus Natal-Central:
Av. Sen. Salgado Filho, 1559 - Lagoa Nova, Natal - RN, 59015-000
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Telefone:(84) 4005-9800
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