
O Grupo de Capoeira Corpo Livre foi criado por Mestre Robson Fora do Ar 26/04/1983, transformado em 2004 no Centro Cultural Corpo Livre - CCCL, em Natal/RN, com duração indeterminada e número ilimitado de sócios, registrado no ministério da fazenda sob o CNPJ: 06.949.956/0001-10 com caráter filantrópico e assistencial, sem fins econômicos. Tendo por objetivos difundir e preservar os aspectos culturais, científicos e sociais que envolvem a Capoeira, seus professores, mestres e simpatizantes.
Pesquisar este blog
terça-feira, 17 de março de 2020
segunda-feira, 16 de março de 2020
Significado do Sistema de Graduação Capoeira Corpo Livre

A Corda Branca é um símbolo do nascimento, esta é a cor que reflete todas as cores e significa que existe a pureza e a inocência do aluno diante do desconhecido e que ele deve manter a mente limpa para absorver os novos aprendizados e a paz interior para enfrentar os desafios.

A Corda Cinza representa que os primeiros passos já foram dados e a corda já começa a
“encardir”. É um pequeno passo para o
recém-chegado, porém um grande passo para a sua evolução.
A Corda Amarela indica que os alunos aprenderam um pouco sobre a Capoeira. Esta cor simboliza a luz do sol, um renascer diário, tal qual o amanhecer e uma nova força. Ela também indica que o seu portador é mais hábil do que aqueles que estiverem na corda branca e cinza.
A Corda Laranja é a cor que simboliza a luz do sol mais forte depois de passadas as primeiras horas do amanhecer. Enquanto a cor amarela representa os primeiros raios de sol, o laranja representa um sol forte que aquece a terra. Significa também que o aluno deve entender que será cada vez mais exigido.
A Corda Verde
é a cor da esperança e da tranquilidade. É a natureza em plena expansão. Esta corda
é dada aos estudantes que têm dominado o nível laranja. Esta cor significa o
crescimento de uma semente que deve ser cuidada. Significa que seu portador
está pronto para o estudo de técnicas necessárias para a sobrevivência na sua
selva interior.
A Corda Azul é a cor do céu e para onde todos os seres em desenvolvimento crescem, mesmo que jamais o alcancem. É a paz, a segurança e a certeza de que o caminho está correto e deve ser seguido com sabedoria e humildade. Isso significa que os alunos que usam a corda azul estão se movendo para cima, aprimorando suas habilidades na Capoeira.
A Corda Roxo é a mistura do
vermelho com o azul, uma brusca transição com aprendizados quase sólidos. O
graduado da roxa já está pronto para avançar em direção construção de sua corda
preta, desde que sejam mantidos os princípios da sabedoria, da resiliência e da
humildade.
A Corda Marrom é a cor da
mistura do vermelho com o preto que significa sólido como a terra, forte como
uma rocha e representa a maturidade. Bases firmes com conhecimentos enraizados
que jamais serão perdidos. Isso significa que o estudante está prestes a ver os
resultados de seu trabalho.
A Corda Preta é a mistura de todas as cores. É o objetivo final de qualquer praticante de uma arte marcial. É a ratificação do espírito do guerreiro que nunca desistiu e que soube transpor os desafios com sabedoria, humildade, disciplina, resiliência e amor à arte. Significa que o praticante tem conhecimento suficiente para ensinar novos alunos e começar a construir o seu legado.
A Corda Vermelha e Preta juntas significa a soma de tudo que representa as cordas vermelha e preta, ou seja, a essência dessas graduações.
A Corda Banca e Vermelha representa o encontro do fim com o começo da jornada, juntas representa respeito de quem a veste com sua origem e seu legado. Simboliza que houve amadurecimento em sua jornada no mundo da capoeiragem. A vermelha é uma cor primária, pura tal qual o praticante da Capoeira que seguiu em frente sem perder a humildade.
É corda vermelha é a mais quente e representa a vida, a motivação, o fogo intermitente e a paixão pela arte. É o último estágio de mestre do Centro Cultural Corpo Livre.
Corpo Livre desde 1983 (Natal/RN) vem difundindo e preservando os aspectos culturais, científicos e sociais que envolvem a Capoeira, seus professores, mestres e simpatizantes.
Assinar:
Postagens (Atom)